Bom para o coração
Estudo feito na Irlanda, a partir das dietas de 665 homens, sugere que o leite pode ter papel determinante na prevenção de doenças do coração. Homens que bebem leite regularmente também estão menos sujeitos a derrames, conforme conclui a pesquisa.
Novo estudo sugere que leite pode melhorar saúde do coração
Pesquisadores irlandeses sugeriram que uma dieta rica em leite pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de derrame. O estudo foi publicado na edição de maio do Journal of Epidemiology and Community Health.
Os pesquisadores estudaram as dietas de 665 homens de idade entre 45 e 59 anos que fizeram parte do Caerphilly Cohort Study, feito entre 1979 e 1983. De acordo com o reportado, os homens passaram por uma ampla avaliação cardíaca, incluindo a realização de um eletrocardiograma (ECG) no começo do estudo e subseqüentemente a cada cinco anos por um período de 20 anos. Registros em hospitais e médicos também foram avaliados.
Durante o período do estudo, 54 homens tiveram derrame e 139 desenvolveram doença cardíaca isquêmica sintomática (ataque cardíaco ou angina), enquanto 225 morreram.
No começo do estudo, virtualmente todo o leite consumido era integral (teor total de gordura), mas uma amostragem aleatória dos homens sobreviventes em 2000 mostrou que quase todos eles mudaram para leite desnatado ou semi-desnatado nos oito anos anteriores, segundo reportou o Medical New Today.
Os homens que consumiram mais leite diariamente (cerca de meio litro ou mais) tiveram maior ingestão de energia, sugerindo que eram mais ativos. Os níveis de colesterol e as leituras de pressão sangüíneas foram similares nos que consumiam bastante e pouco leite (menos de 250 mL) e os homens que consumiam pouco leite tenderam a consumir mais álcool.
Os homens que consumiram mais leite tiveram um risco menor de derrame do que aqueles que consumiram menos. As descobertas também valeram para os homens que começaram bebendo leite integral.
Os autores concluíram que a atual percepção de que o leite é prejudicial ao aumentar os riscos de doenças cardiovasculares precisa ser mudada, com este alimento sendo incluído em uma dieta saudável.
As informações são dos sites Dietnation.com e Dailytimes.com.pk.