Aliado contra o câncer
Estudo realizado nos Estados Unidos demonstra que a vitamina D e o cálcio presentes no leite podem minimizar os riscos de câncer em mulheres, sobretudo os de mama e de cólon. Pesquisa foi feita ao longo de quatro anos, com mais de mil pacientes.
Um novo estudo mostrou que o aumento no consumo de cálcio e vitamina D pode reduzir os riscos de câncer em mulheres em pelo menos 60%
O estudo clínico de quatro anos, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, incluiu mais de mil mulheres com idade de mais de 55 anos em três grupos de suplementos: 1) cálcio (1400-1500 mg) com vitamina D (110 UI); 2) somente cálcio (1400-1500 mg); ou 3) placebo. Os pesquisadores viram que o risco de desenvolvimento de câncer foi 60% menor nas mulheres que receberam cálcio e vitamina D e 47% menor naquelas que receberam somente cálcio, comparado com as que receberam placebo.
Cinqüenta mulheres desenvolveram câncer (sem ser de pele) durante os quatro anos do estudo, incluindo câncer de mama, cólon, pulmão e outros. Quando os pesquisadores excluíram os 13 cânceres diagnosticados durante o primeiro ano do estudo, determinando que estes provavelmente já estavam presentes no começo do estudo, o efeito protetor do cálcio e da vitamina D foi ainda maior, com 77% menos risco de câncer comparado com o placebo.